Seleção de pessoal é coisa séria!

O brasileiro é assim. Acha que entende de tudo um pouco. Se fosse técnico de futebol teria uma estratégia diferente que faria o time vencer. No entanto, esse desejo fica apenas no plano do “achômetro” e desta forma é muito simples. O que eu quero dizer é o seguinte: cada um com seu conhecimento e especialidade.
De um modo geral pequenas empresas, por questões de custos e outras variáveis, acabam fazendo o seu processo de seleção sem o auxílio de um especialista. O que acontece? A falta de parâmetros e conhecimento, faz com que os envolvidos utilizem o “achômetro” como ferramenta. E aí podem achar mil coisas, do tipo: é melhor contratar pessoas do signo tal, pessoas casadas, pessoas do interior, pessoas altas, pessoas que residam no bairro, mas tudo isso baseado na percepção individual e bem particular de cada um, o que pode ser perigoso.
Seleção é coisa séria. É preciso ter claro os requisitos do cargo, as responsabilidades, o conhecimento técnico e o perfil comportamental.É preciso entender que nem tudo que parece é. Que um currículo pode ser maravilhoso, mas na prática não se sustenta. Que é preciso mais do que “boa vontade” para desenvolver um excelente trabalho. Para identificar as pessoas é necessária técnica e experiência no assunto.Eu não ousaria meter minha colher na cozinha do Anonymus Gourmet, pois essa não é minha expertise.